Lilypie Kids Birthday tickers

30.12.07

A Maria, a prima Margarida e a Mafalda prima da prima

Hoje fomos almoçar a casa dos meus pais e ver pela primeira vez e ao vivo a nossa afilhada Margarida. Já a tinhamos visto pela Internet mas não é bem a mesma coisa. Ao vivo é bem melhor!

Quando lá chegámos o meu marido pegou na Margarida e o meu irmão pegou na nossa princesa, colocaram-nas frente-a-frente para ver a reacção delas e foi muito engraçada, mas mais da nossa, visto ser mais velha, a Margarida faz um mês a 4 de Janeiro. O melhor momento foi quando a minha Maria pegou na mão da prima. Foi tão lindo de ver!

Ainda antes de almoçarmos dei a sopa à Maria. Mais uma vez ia mais sopa para fora do que para dentro, mas hoje já melhorou um pouco. Até as minhas calças comeram da sopa da Maria! :-) O papá aproveitou para filmar este momento e até já mostrou à minha sogra que adorou ver.

Para variar, a Maria fez a habitual birra de sono, mas dormiu um pouco e ficou boa logo depois. Por volta das cinco e meia fomos buscar uma encomenda a Sernancelhe para uns primos do meu marido. Bôlas doces. A Maria José adora e pelos visto têm muita fama.

Depois, já quase de noite fomos a casa dos padrinhos da Maria, os pais da Margarida e lá encontrámos mais uma bébé, a Mafalda, que tem quase três meses. Quando já estávamos de saída ainda chegou mais um bébé! A casa até parecia um berçário!


29.12.07

A Maria e a sopa

A Maria supreendeu-me. Pois para quem só bebia o leitinho da mamã, não se saiu mal na sopa.

Foi engraçado, quando coloquei a primeira colher de sopa na boca da Maria, esta começou a saborear, algo novo estava a acontecer. Parecia gostar, o problema é que ia mais sopa para fora do que para dentro. Comeu mais sopa o babete do que a Maria!

Vamos ver amanhã como vai ser :-)

Uma nova aventura me espera...

28.12.07

Um dia antes da 1ª sopa

Amanhã vai ser o grande dia em que a Maria vai iniciar a sopa. Finalmente vai comer algo diferente. É para desenjoar... :-) Mas já estou para aqui a pensar: será que vai gostar? Qual vai ser a sua reacção? A ver vamos. Não posso perder nada, por isso, amanhã, vou ter a câmara de filmar e a máquina fotográfica o mais perto possível. Depois mostro o resultado!

Um dilema:
Ainda não sei se coloque na 1ª sopa da Maria abóbora ou cenoura. O que comerá melhor? Sugestões? Há? Bem amanhã decido...

P.S.: A Margarida já chegou a Portugal, mas nós só a vamos ver no domingo :-(

27.12.07

Dia de Santo Estêvão

Ontem fomos almoçar a casa dos avós maternos. Lá na aldeia, todos os anos no dia 26 de Dezembro faz-se uma festa em honra do Santo Estevão. A Maria portou-se muito bem e até dormiu das 14:00 às 16:00! Coisa rara vindo da Maria. Depois da sesta da Maria saímos um pouco, fomos a casa da tia Encarnação. Aí a Maria portou-se mal. Começou a chorar e até acordou o primo Telmo que até aí se encontrava sossegado a dormir. Acabámos por ter de voltar a casa da avó.

Uma vez mais a Maria recebeu prendas. Foi a madrinha e a tia Cecilia que deram, desta vez recebeu camisolas e calças. Não é sempre vestidos! :-)

Em breve vamos ter aventuras da Maria a comer a sopa. Aguardem...

25.12.07

A noite de consoada

Mais um Natal se passou e como é costume tudo volta ao normal até dia 31 que é quando as pessoas voltam a andar agitadas por causa da passagem de ano.
Já tinha dito que a Maria recebeu prendas e que iria receber mais. A tia Celeste deu um vestido lindo e umas meias. Mas também recebeu prendas do papá e da mamã. Se estão a pensar: Mais roupa! Será que pobre cirança não recebe mais nada para além de vestidos e meias? Não! Os papás deram brinquedos...

Ontem, a Maria portou-se muito bem à hora do jantar, parecia saber que era dia de consoada, dia da família estar junta. Até aqui tudo muito bem, o problema foi passado algum tempo quando já estava a "cair" de sono e não havia meios de dormir. Lutava contra o sono. Talvez estivesse a adivinhar que se iam abrir os presentes. Cá para mim não queria perder nada do que se estava a passar. Estava a ser um dia diferente para ela, afinal de contas este era o seu primeiro Natal . Tanto esteve, que acabou por adormecer. O sono acabou por vencer.

22.12.07

A Maria no cabeleireiro

Mais um fim-de-semana a decorrer e eu com tanta coisa para escrever aqui. Tenho pois! É que com a Maria por perto passo por muitas aventuras.
Ontem fui ao cabeleireiro e levei a Maria. Se estão a pensar que fui cortar o cabelo à menina estão bem enganados. Aliás, ela até tem pouco cabelo, lá virá o tempo... Digamos que se portou dentro dos limites. A dona Manuela mais a Graça tomaram conta dela toda a tarde enquanto arranjava o cabelo. As duas bem se esforçaram para que ela dormisse mas foi tudo em vão. Diziam elas: Como é possivel uma criança ainda tão pequena não dormir durante o dia?
Mas certa altura começou a fazer birra e lá tive de lhe pegar ao colo. Foi o suficiente para ficar com tinta na camisola que ela trazia vestida. E agora? Será que vai sair? Ou então era uma vez uma camisola? A ver vamos...

20.12.07

A Maria e as "picas"

A semana passa depressa. Quase não tenho tempo para nada. Ando sempre numa correria.
Na terça-feira a Maria foi às "picas". Parecia que estava a adivinhar para o que ia pois fartou-se de chorar antes das picas, durante e depois. Chorou tanto que até ficou rouca, aliás ainda está. Desde terça-feira que tem andado mais rabugenta que o normal. Terá sido das picas? Mas não fez febre! Bem, alguma coisa se passa. Eu é que ainda não descobri.
Por vezes ponho-me a pensar. Será que a Maria não fica saturada de estar sempre comigo?
Mas agora mudando de assunto. A Grace hoje veio visitar-nos e trouxe uma prenda para a Maria. Ah! e também trouxe para mim eh, eh, eh... afinal não é só a Maria que recebe prendas...

17.12.07

As prendas de Natal da Maria

Hoje a Maria portou-se mal. Não dormiu praticamente nada durante o dia. Vamos ver se dorme bem de noite. Espero que sim, bem precisa. É que amanhã é dia de levar mais umas "picas" no Centro de Saúde.

Como o prometido e devido, vou escrever sobre as prendas de Natal da Maria. Para ela este vai ser o seu primeiro natal, como é a primeira neta dos meus sogros e dos meus pais também. Dá para imaginar para quem são as prendas este natal. Para a princesa é claro! Recebeu da avó Georgina um vestido, meias e uma manta para o frio, da avó Manuela recebeu também um vestido, meias e uns ténis. Pelo correio chegou da tia Alice, que se encontra em Londres, um vestido muito bonito, umas meias e uns sapatos. E não fica por aqui. Ainda hoje recebeu mais um vestido, de uma amiga da avó paterna que chegou de França. Tudo indica que ainda vai receber mais prendas. Assim a receber roupa, quem poupa sou eu! O que é bom.

Ontem esqueci-me de escrever uma "coisa". À noite o meu marido estava no escritório. Decidi ir lá ter com ele e levei a Maria comigo e deixeia entregue ao pai enquanto desci ao andar de baixo. Quando subi de novo nem queiram saber o que fui encontrar. Não é que deparei com a Maria no colo do pai, toda contente a ver o filme Ratatouille?!... Só queria que a vissem! Os olhos dela brilhavam! Dá para acreditar como uma criança com quatro meses está tão desenvolvida?

16.12.07

O fim-de-semana da Maria

Estou de volta, pensaram ela foi de férias? Não. A Maria continua constipada e à medida que mais se aproxima a noite assim ela fica mais rabujenta. E por isso não mama como devia. Além disso tenho tido alguma dificuldade em a adormecer.

Mas devolta ao assunto do título deste post. Este foi um fim-de-semana em cheio para a Maria.

Na tarde de sábado, resolvi sair um pouco com ela. Fomos ver o avô do Gui (Guilherme), que já se encontra em casa a recuperar da operação que fez. Quando lá chegámos o pai do Gui pegou na Maria ao colo, eu peguei no Gui e colocámos os dois bebés frente-a-frente. Sabem como reagiram? Riram-se um para o outro ao mesmo tempo que emitiam uns sons que mais pareciam ser de dois namorados!
O pior foi à vinda para casa. A malandra veio toda a viagem a chorar. Não sei porquê! Ela que gosta tanto de andar de automóvel... Seria sono? Ou simplesmente birra? Adiante...

Hoje, domingo, foi dia de visitar os meus pais. Para variar saímos de casa ao meio-dia, estou a mentir, hoje saímos um pouco mais cedo do que é habitual, eram onze e meia. A Maria foi a dormir até lá, isto durante uma hora de viagem. Almoçámos e fomos para o sofá, na tentativa que a Maria dormisse um pouco, o sono apareceu, mas por pouco tempo. A certa altura resolvi sentá-la no sofá e imaginem o que aconteceu, pois é! A Maria ficou sentadinha e sem niguém a segurar. Está uma mulher crescida... Afinal de contas, ontem a minha princesa entrou no 4º mês. Vamos ver como se vai portar a partir de agora.

Ah! A Maria já recebeu muitas prendas de Natal, mas isso é para contar amanhã...

12.12.07

A constipação da Maria

Já há uns dias que não aparecia. Acontece que a Maria tem andado doentita. Tem estado com o narizito um pouco entupido e pode dizer-se que é uma aventura limpar-lhe o nariz. Julgo ser uma constipação. Espero que seja passageira... É que o desconforto causado pelo nariz entupido fez com que, hoje, a Maria andasse todo o dia rabujenta e, por vezes, chegava a chorar. Será que está com alguma dorzita! :-( É tão chato ver os nossos filhos chorar e não sabemos o que eles têm. Adiante...

No fim-de-semana montámos a árvore de natal (sim! é das de plástico, como todas deviam ser) e enfeitámo-la. A minha sogra levou a Maria a ver a iluminação que colocámos na nossa árvore de natal, mas ela não achou piada. Estranho! De facto, ela ainda não sabe o que é...

Até amanhã...

9.12.07

Saída de casa e ida para a confusão

Não se pode andar na rua e nem o frio impede as pessoas de sairem à rua. Os mercados estão cheios. Hoje fomos comprar os bens essenciais para a Maria, as ditas fraldas e toalhitas, e não conseguíamos deslocarmo-nos com tanta gente sempre à nossa frente. Era uma pára e arranca constante e um desvia deste e daquele incessante. O que o Natal faz...

Mudando de assunto, a minha primeira e única sobrinha, a Margarida, já foi para casa. Ontem vimo-la através do Skype, ainda tirei uns "captures" e embora a qualidade não seja grande coisa sempre já deu para ver alguma coisa. Pode ser que me enviem umas fotografias com melhor qualidade (leram!). Os pai andam radiantes com a princesa deles. Pudera! Com uma coisinha tão linda.

Uma nota: É engraçado que tanto eu como o meu marido achamos a Margarida parecida com o nosso rebento quando era também recém-nascida. Afinal de conta são primas...

7.12.07

A febre das compras de Natal

Mais um fim-de-semana está a chegar e em breve estamos no Natal. Por vezes nem me lembro que é Natal, a não ser pelas luzes na rua e a publicidade dos brinquedos na televisão.
O verdadeiro espírito natalício está a perder-se para dar lugar a um mais "comercial", o natal cada vez é mais um negócio. As pessoas dão muito valor às prendas e esquecem que no mundo existem muitas crianças que nem para comer têm. Eu contra mim falo. Podiamos dar-lhes apenas uma lembraça. Mas poucas o fazem. Será esquecimento? Será falta de solidariedade? Ou antes falta do verdadeiro espírito natalício? Adiante...

Ando tão ocupada com a Maria e o Mestrado que ainda não fiz as minhas compras de Natal. Vou pedir ao meu marido para as fazer. Mas para isso tem que ser em lojas online. eh eh eh :-)
Isto de dar prendas tem que acabar. Vou à falência só nas compras! É que para além das habituais prendas de Natal tenho que comprar de anos. Pois é! O meu marido faz anos dia 23 e a minha sogra faz dia 21. Mas com tanta crise que anda por ai! Acho que compro apenas uma prenda. Eles que me desculpem ;-).

5.12.07

O álbum fotográfico da Maria online

Mais um dia se passou e cá em casa, para variar, tivemos que aturar a birras da pequena Maria. Lembram-se, há dias atrás, gabar a Maria por andar a dormir durante o dia? Pois correu mal! Já são dois dias que ela não dorme durante o dia. É mesmo má! Só lhe fazia bem dormir. Mas o que se há-de fazer? Ter paciência...

A papá da Maria criou um álbum online com as fotografias da Princesa. Podem espreitá-lo em www.flickr.com/photos/jorgecabral.

Mas há novidades! É que a Margarida já nasceu! Foi ontem de manhã. O pai todo babado diz que ela só quer dormir. Mas isso é o ínicio. Nem sabem o que os espera!... Espero que seja mais calma que a minha Maria. Anda a ficar muito nervosa...

3.12.07

A Maria e o avô

Apesar de hoje não ter sessão de formação tive de sair de casa para dar explicações de matemática.
A Maria ficou com os avós, estava a dormir quando sai. No regresso a casa tive uma supresa. O avô estava a pegar na Maria!? Nem queria acreditar, pois é! Era mesmo verdade! Foi a primeira vez que ele lhe pegou. Ele dizia que ela chorava se ele lhe pegasse. Mas não foi isso que aconteceu. Antes pelo contrário! Ela estava toda feliz. Pelos vistos tem jeito. Foi pena eu não ter tirado uma foto. Fica para a próxima. Prometo.

Mas as supresas não ficaram por aqui. Quando estava a dar banho à Maria, por sinal, uma das coisas que ela mais gosta, decidiu começar a "chapinhar" na àgua! Parecia tanto querer nadar que até me pôs a pensar: Quem ensina estas criaturas? Será pura intuição? Já nasce com elas? Ou é a própria natureza do ser? Adiante...

Tenho uma princesa que a cada dia que passa me suprende mais. Amanhã qual será a supresa? Fico, ansiosa, à espera...

2.12.07

A visita aos avós maternos

Depois da Maria e o pai acordarem, isto já quase perto do meio dia, fomos até à aldeia dos avós da Maria (os meus pais). Como sempre ela porta-se bem e os avós ficam todos felizes de a verem. Por norma, só os visitamos de 15 em 15 dias e sempre que vamos acham a Maria mais desenvolvida e linda. É a pequerruchita deles... :-)

Quando chegámos a casa a minha princesa quis ir para o quatro dormir. Mas ao chegar lá mudou de ideias! Qual sono qual quê!...

Entretanto liguei-me à net e através do skype contactei com os padrinhos da Maria, que se encontram na Suiça, para sabermos notícias e desejar à Marisa uma hora muito pequenina. Pois é! Amanhã nasce a Margarida. Haviam de ver como a Maria olhava para o computador! Parece que já sabe o que é! Até imite sons! Que já conhece a voz dos padrinhos e que quer falar com eles! Só mesmo da Maria!...

Passado algum tempo começou a ficar agitada. Era o sono que estava de volta. Desliguei o skype e não é que ela continuava a olhar para o computador e a querer chamar pelos padrinhos! Com é possível?!

Mesmo depois, quando já lhe estava a dar de mamar, continuava constantemente a olhar para o computador. Acabei por ter de o desligar e só assim é que ela conseguiu mamar como deve ser e adormecer.

Pode-se dizer "o fascínio pelas novas tecnologias" já vem entranhado na Maria! Por que será? Influências do papá? Ou da mamã?...

1.12.07

O Mestrado, algum dia tinha de começar...

Bem, o fim-de-semana chegou e com ele veio a chuva e não só. Veio também a vontade e a decisão de começar a me dedicar à preparação da minha dissertação de mestrado. É sobre os Quadros Interactivos no ensino da Matemática. por certo já estão a pensar que é um tema interessante e actual... adivinhei? Bem, interessante pelo menos para mim é.
Estamos perante uma sociedade que cada vez exige mais e melhor por parte dos profissionais da educação, para corresponderam às exigências a tecnologia pode ajudar. Será que é mesmo assim? Vou explorar isso...
Agora que decidi começar, espero conseguir realizar algum trabalho mas com a Maria por perto não vai ser fácil. Mas como é muito querida a partir de agora vai deixar a mãe trabalhar...