Lilypie Kids Birthday tickers

26.2.08

As "picas" continuam

A minha princesa já deve andar farta de tantas picas. Todos os meses leva uma ou mais. Este mês, para variar, lá fui eu com a minha pequena ao Centro de Saúde levar mais umas picas. Nada mais, nada menos, do que 4 vacinas, ou seja, três picadas. Hoje foi dia de consulta com a médica de família no Centro de Saúde e aproveitou-se o facto de ela ir à consulta para lhe darem as picas. A Maria, coitadinha, fartou-se de chorar. também pudera! Levar quatro picas de rajada não é fácil... Não é de admirar as crianças não gostarem de médicos, enfermeiras ou batas brancas.
Ah! É verdade! A boa notícia é que agora só aos 15 meses é que vai levar mais picas. ;-)

Fomos depois até ao centro de explicações ter com a amiga Grace. Encontrámos lá a Ana, que até já estáva de saída e com um pouco de pressa, mas ainda falou connosco. Estavam lá a Grace e a Silvia. Elas bem quiseram pegar na minha princesa, mas ela chorava, devia ainda estar sentida das picas. Mas passado algum tempo a Grace pegou na Maria e já não chorou. Depois fomos todas lanchar...

25.2.08

A visita do Rodrigo

Hoje a Maria teve uma visita. Veio cá a casa o Rodrigo com a mãe. O Rodrigo é fillho da minha amiga Sofia. Já há muito tempo que não o viamos. O Rodrigo é mais novo mês e meio que a Maria. Está muito lindo e é muito sossegado, mais que a Maria. Colocámo-lo na esperguiçadeira da Maria e lá ficou ele caladinho a brincar com os brinquedos que tem lá. Teve um comportamente que a Maria nunca teve, pelo contrário, faz birra e chateia-se com os brinquedos.

Tanto a Maria como o Rodrigo queriam brincar um com o outro quando os colocámos frente-a-frente. Mas quando peguei no Rodrigo ao colo tudo mudou de figura. A Maria, que estava ao colo da minha sogra, mal reparou que tinha pegado ao colo no Rodrigo começou a chorar. Não queria que eu pega-se nele! Pois é... a minha filhota ficou com ciúmes. À Maria só lhe faz bem, para ela saber que existem mais pessoas e que os minos não são só para ela.

23.2.08

Não há toalha que resista

A Maria está na fase em que tudo o que vê chama a atenção e lhe quer pegar. Cá em casa, por norma, para almoçar ou jantar colocamos uma toalha de papel na mesa. O facto de ser um toalha de papel é fundamental para o gosto da Maria. Porquê? Porque ela adora rasgar a toalha. Até delira com isso. Fica toda contente enquanto transforma a toalha em pedacinhos que depois deita para o chão. Nem imaginam como fica o chão da cozinha. Só vendo! Sendo assim, não podemos ir com ela ao restaurante. Mesmo antes de começarmos a almoçar já estávamos sem toalha na mesa!... Não há toalha (de papel) que resista à minha Maria...

21.2.08

O baptizado

Há uns dias atrás fui ter com pároco da minha paróquia para marcar o baptizado da Maria. Posso já, antes de mais, dizer que gostei muito do senhor conégo Jorge Seixas.
Como os padrinhos da Maria estão a Suíça e só vêm em Agosto, aproveitei e marquei para o dia do aniversário dela. Assim, o baptizado será no dia 15 de Agosto, dia em em que faz um aninho.
Ups!... Tenho de ir... a minha filhota acabou de acordar...

18.2.08

O fim-de-semana da Maria

Há quem aproveite o fim-de-semana para dormir mais mas, com a Maria, isso torna-se impossível. Ela segue à risca o provérbio: "deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer". Como acorda cedo e faz com que me levante também cedo, por vez ainda com sono :-(... Mas afinal quem é que manda? Pois... É a minha bebé de apenas seis meses...

O sábado da Maria foi muito agitado, nem cinco minutos dormiu durante o dia. E por não dormir nada durante o dia tive de aturar as suas birras. Tudo coisas a uma mãe não se habitue...

Porém, ontem foi diferente. Fomos almoçar a casa dos meus pais. A Maria, como é hatitual, dormiu durante a viagem. Aliás, não só dormiu na viagem como, mesmo depois de chegarmos e de a tirar do carro, continuou a dormir. Depois lá acabou por acordar para papar a sopa. Ao fim da sopinha, pensava eu que não iría dormir mais mas enganei-me, voltou a dormir mais um pouco. No regresso, adivinhem! A Maria adormeceu até casa.

Em conclusão. Ontem foi um dia em que a Maria se fartou de dormir. Ah! E à noite foi dormir cedo e dormiu bem.

16.2.08

A agitação da Maria durante o dia

Esta semana a Maria tem andado muito agitada. Será que está directamente relacionado com o rastreio auditivo que foi fazer? Ou será que os dentes decidiram nascer? Não sei a resposta. Portanto só me resta esperar. A excepção foi hoje enquanto dormia a sesta. Esteve mais calma e caladinha. Nem parecia a mesma.

Neste momento dorme que nem um anjinho. É assim sempre durante a noite. Calminha e deixa dormir. Também tem que dormir alguma coisa. Já que raramente dorme durante o dia mais de 1 hora seguida, então tem que dormir de noite. Não iria aguentar tanto tempo sem dormir e ficaria rabugenta até ao infinito. Será? Quem a iria aturar? Bem, se, por algum motivo, ela não dormir nem de dia nem de noite, lá terá que a mamã a aturar e o papá ajudar.... Que remédio... ;-)

15.2.08

No Hospital para repetir o rastreio

Hoje foi o dia de ir novamente ao hospital realizar, de novo, o rastreio auditivo. Como correu? Mal. A Maria portou-se mal. Era preciso que ela dormisse para se efectuar o exame. Dormir até dormiu. Melhor. Adormecer adormeceu, mas não durante o tempo necessário para acabar o rastreio. Parecia que estava desconfiada. Que alguma coisa se passava de estranho. Logo não foi possível efectuar o exame todo.

Mas o pior não foi isso. Por causa de umas aplicações que lhe colocaram na cara e detrás das orelhas, como são de colar, para serem retiradas é difícil e provoca dor. Nunca a Maria tinha chorado tanto. Até, imaginem, ficou com saluços de tanto chorar. Mandaram-nos para casa e disseram-nos para aguardar por um telefonema para saber se está tudo bem.

Depois de tudo isto, a Maria acalmou. Ainda deu para irmos ao supermercado fazer algumas compras e a minha linda andou caladinha. Encontramos lá uma amiga da prima Rosa, a Paulita, que já não via desde o meu primeiro ou segundo ano de universidade. Está igual. Não mudou nada! Ah! E a Maria gostou dela. Até se riu muito. A minha filha é, sem dúvidas, uma querida. Toda a gente gosta dela...

O papá ofereceu mais um brinquedo à Maria. Um conjunto de 6 bolas para ocupar as mãos (busy balls). Têm cor, relevos, surpresas, e são todas diferentes. Servem para ela as agarrar com as duas mãos e as explorar... Parecem ser muito estimulantes...

14.2.08

Apontamentos

A constipação parece que voltou. Não à Maria mas à mãe. Espero que não fique muito tempo por causa da minha filhota linda. Não quero que ela fique novamente doente.

Amanhã faz 6 meses que nasceu. Já viram como o tempo passa rápido! E tantas evoluções se deram: já come a sopinha, as papas e, por incrível que pareça, já se porta melhor.
Está na fase que só quer estar sentada, ainda ontem, à noite, queria mamar sentada. Imaginem que até fez birra...

Esta semana decidiu dormir umas sestas mais pequenas. Parece que está a adivinhar o que a espera amanhã. Ou então está a guardar o sono todo para amanhã. É que o rastreio que vai fazer tem que ser a dormir. Amanhã logo se verá!

11.2.08

A ida ao hospital

Já viram este tempo! Parece que estamos na Primavera. Como será o Verão? Assim até as pessoas ficaram baralhadas com este tempo.É preciso ter cuidado com ele, pois de manhã e à noite está muito frio. Não quero que fiquem doentes!

Adiante, hoje o dia da minha pequenina foi agitado. Começou logo de manhã. A Maria tinha uma consulta marcada à cerca de um mês no hospital de São teotónio, em Viseu. Bem. Marcada estava na minha agenda mas pelos vistos lá esqueceram-se de marcar. Mesmo assim, fomos atendidas, o que é de facto uma atitude que há uns tempos atrás não era comum. Admitir o erro. Tratava-se de um rastreio auditivo. E porquê? Porque quando a Maria nasceu ficou com icterícia, muito comum nos recém-nascidos por o fígado ainda não estar adaptado ao ambiente extra-uterino. Ainda recém-nascida teve de se submeter a um tratamento utilizando uma técnica que se chama fototerapia (tratamento realizado simplesmente com luzes ultravioletas, julgo). O rastreio não foi conclusivo. Não deu para ter a certeza. A técnica que nos atendeu disse que seria de estar com constipação. Bem. marcou-se outra sessão para um novo rastreio auditivo e, por isso, vamos ter que voltar na sexta-feira.

7.2.08

Uma noite "má"

Estou de volta. Com certeza que havia quem pensasse que estive fora no carnaval. Puro engano. De facto, até nem saí de casa. Passei estes últimos dias doente, com uma grande constipação que teima em não passar. Mas o pior não foi estar constipada, mas antes, ser a minha filhota a também ter estado constipada e ainda está um "bocadinho". Amanhã vou com a Maria ao médico para a observar. Ela já tem pouca tosse uma vez que com bebés todo o cuidado é pouco.

Na noite de terça-feira para quarta-feira tivémos uma supresa. Nada mais nada menos do que a primeira noite em que quase ou nada se dormiu cá em casa. A Maria gritava e chorava, devia ter dores, só queria estar a dormir ao cólo. Foram inúmeras as vezes que a adormecia mas mal a tentava pôr na cama acordava logo. Começava então a chorar e a gritar com quanta força tinha até a conseguir acalmar e adormcer de novo. Este ciclo repetiu-se a noite toda. Pela maneira como ela estava a reagir não devia ser apenas da constipação e da tosse mas também ser cólicas. Imaginem a noite que passei, uma noite em que ainda por cima estava também eu doente! Uma noite para esquecer...

2.2.08

A papá adormeceu a Maria

O tempo passa e a minha filhota continua doentinha. Deve ser díficil para uma criança estar constipada. Se a nós, adultos, nos custa, imagino aos mais pequenos... Anda aborrecida e só quer colinho. Pelo menos ainda não ganhou febre. Vamos aguardar para ver como estará amanhã. Tem andado a tomar um mucolítico em xarope que deve ter um sabor horrível. Digo isto, pelas caretas que a Maria faz quando o engole...

Mais uma vez tentamos dar a farinha à Maria que continua a não gostar. Como está doente, podia não ter apetite. Então resolvi amanhã voltar a tentar que ela coma a farinha.

Mas falemos sobre o que seu o título a este post. Como se costuma dizer há sempre uma primeira vez para tudo e assim foi, o meu marido quando chegou a casa pegou na Maria como é habitual, mas desta vez aconteceu algo de que ninguém estava à espera, ele adormeceu-a. Foi pois. É mesmo verdade! Eu nem queria acreditar ao ver a Maria a dormir no colo do seu papá ;-). Tão giro...

1.2.08

A Maria descobriu os pés!

As melhoras da minha filhota são poucas, passou a noite a tossir e mais uma vez deitou o leite que tinha mamado fora. A minha pequenina apesar de estar doente, ainda ri muito e quer brincar . O que é bom sinal!

Por norma, quando de manhã a Maria acorda vou buscá-la para a minha cama, mas só para perto de mim. O papá nem dá conta. Mas hoje não. Fuji à regra e fui buscá-la para ao pé de mim e do papá que já estava acordado. Como ela começa a querer estar sentada fez com que descobrisse os seus próprios pés e que também dá para brincar com eles.

Mais uma descoberta da Maria...