Lilypie Kids Birthday tickers

24.6.08

O São João!

Estamos na altura de marchas e sardinhadas. Recordo com saudades a noite de São João na aldeia dos meus pais. O saltar à fogueira, o cheiro a rosmanhinhos, os amigos...
É verdade! Na minha aldeia, na noite de São João saltávamos a fogueira que era feita por todos os jovens e menos jovens da aldeia. Íamos buscar os rosmanhinhos durante o dia. Traziamos sempre muitos. Ficávamos com um cheiro intenso a fumo mas era bom. Brincávamos e riamos muito. É pena as tradições perderem-se... :-(
Lembro-me perfeitamente da minha avó materna cantar canções desta época, dela me recordo com muita saudade uma vez que já partiu. Lembro-me de uma: "São João para ver as moças fez uma fonte de prata, aí as moças não vão lá e São João todo se mata".
Depois já cansados de tanto saltar, íamos tomar um banho e dormir. E dormiamos tão bem!...
Ao outro dia, eu os meus pais, os meus tios e os meus primos íamos almoçar a Moimenta-da-Beira a casa dos meus tios, Manuel e Alcina, vila onde se festeja o São João.
Lembrei-me agora de uma coisa engraçada e que ainda hoje a minha tia fala: é que eu costumava dizer desde muito pequena que "São João sem farófias não é São João". E por que dizia eu isto? Porque a minha tia faz umas farófias que adoro, muito boas mesmo, só de falar já comia algumas :-) Neste dia, a primeira coisa que eu fazia quando chegava a casa da minha tia era ir ver se havia farofias...
Este ano a minha tia convidou-nos, mas como o Jorge trabalha até tarde, não pudémos ir. Para o ano logo se vê. Neste momento devem estar a comer as farofias e eu não! O que faz todo sentido: este ano não comi farofias e também não tive São João...

Sem comentários: