Lilypie Kids Birthday tickers

20.5.09

O Telmo

O Telmo é um senhor que na passada segunda-feira foi atropelado por uma ambulância.

Vou contar um pouco a história.

O Telmo é um senhor daqui da minha aldeia (Oliveira), estava no Algarve, casou e tem uma filha, entretanto divorciou, e regressou a Oliveira. A partir da daqui é que o conheci, pois é cliente do café do meu sogro. Para mim é uma pessoa muito prestável, amigo do amigo e muito respeitador.

Quando regressou ainda trabalhou com o irmão (tem uma loja de acessórios, malas, brinquedos, fios, etc.) mas entretanto deixou de trabalhar. Como ele vinha ao café e falávamos muito, numa das nossas conversas, também com o meu marido, falou-se nos cursos EFA (isto em Novembro). Ele ficou interessado uma vez que estava sem trabalho. Disse-lhe então onde devia ir para se inscrever. Por essa altura, o único sítio onde ainda havia vagas era em Aguiar da Beira, mas como ele queria ter mais escolaridade aceitou. E assim passei de "amiga" também a sua formadora de Matemática e TIC.

Ao inicio ele ía e vinha todos os dias, mas era muito cansativo, gastava muito combustível e a estrada é muito perigosa no inverno, perante isto, decidiu arranjar por lá casa.

No curso, o Telmo é o melhor aluno, não só nas minhas disciplinas como nas outras, é interessado, trabalhador e motivador.

Ultimamente, o Telmo tem passado a semana em Aguiar da Beira e o fim-de-semana em Oliveira e sempre que vinha de fim-de-semana, vinha ao café e falávamos às vezes até do curso.

A Maria adora-o, ele acompanha o seu crescimento e sempre que vêm ao café ela começa logo a chamar por ele e a perguntar pela sua cadela (uma pastor alemã). Aliás, o nome dele, foi uma das primeiras palavras da Maria (antes era o Teo, agora era e é o Teomo).

No último fim-de-semana, veio cá e como já há algum tempo que não o via, a Maria agarrou-se a ele e só queria estar com ele. Parecia que já não o via à séculos!

Na segunda-feira, lá foi ele para o curso para iniciar mais uma semana do curso. Lá perto da instituição onde o curso está a decorrer há um café/pastelaria onde costumamos ir. Mas na passada segunda-feira a coisa não correu muito bem. Por volta da 18 e qualquer coisa o meu telemóvel toca. Era uma das formandas de Aguiar da Beira, colega do Telmo (a Ana), com uma voz esquisita perguntou-me "Professora, pode avisar a família do Telmo? Como sabemos que moram na mesma aldeia lembrámo-nos de si." Neste momento fiquei muito preocupada e disse que sim. Foi quando me respondeu "Ó professora, o Telmo foi atropelado por uma ambulância e está muito mal!" Desliguei e parecia uma barata tonta, não sabia o que fazer, fartei-me de telefonar para várias pessoas, mas o mais difícil era avisar mesmo a família. Liguei para um número e do outro lado da linha atende uma senhora, pergunto pelo irmão do Telmo e a senhora perguntou quem estava a falar, disse quem era e ela responde-me assim: "O que aconteceu com o meu Telmo? Diga-me." Eu não sabia o que fazer pois sabiaque a senhora tem problemas do coração, mas embora não querendo perante a insistência tive de lhe dizer. Para que o choque não fosse tão grande, tentei prepará-la e depois disse "Olhe, o seu Telmo teve um pequeno acidente". Nesse momento ela diz "Ai o meu Telmo! É muito grave?". Ao que resposndi: "Não ele está bem..." Expliquei as coisas com calma e de uma maneira que a senhora não fica-se muito mal.
Deu-me o número de telemóvel do irmão do Telmo e falei com ele.

Pelo que me disseram, ele estava no café, comprou pão e disse à senhora do café/pastelaria "Vou até casa jantar e depois vou arrumar a roupa que trouxe de fim-de-semana." e saiu. Quando vai a entrar na carrinha uma ambulância atropela-o. Segundo o que me contaram o condutor da ambulância adormeceu. Francamente! Temos pessoas destas a conduzir ambulância?...

A colisão parece ter sido enorme pois a Ana disse-me que a roda de trás saiu e que a carrinha estava muito estragada. O acidente foi dentro da localidade onde se deve a andar a menos 50Km/h. Pobre de quem sofre, neste caso o Telmo que andava na sua vida e ia para casa, mal imaginava ele e nós que isto ia acontecer. Disseram-ne que tem um traumatismo craniano!

Ontem fui visitá-lo ao Hospital com mais duas colegas mas as visitas são restritas. Fiquei um pouco chocada ao vê-lo com dores , estava amarrado por estar agitado. Falámos com a enfermeira, que disse que o diagnostico ainda era reservado mas que de certeza que as coisas iam melhorar. Espero bem que sim. Ele não merece isto. É muito boa pessoa.

Vou rezar por ele. Tenho a certeza que Deus não o vai abandonar.



Vou dando notícias dele.

2 comentários:

Dina disse...

As melhoras para o Sr. Telmo :(
Temos que ter Fé...
Beijinho

Maria José disse...

Força espero noticias boas
bjokas