Lilypie Kids Birthday tickers

26.3.08

A Maria já se senta sozinha

As histórias começam quase todas com o "Era uma vez...", também a história da Maria começou com o era uma vez uma menina que depois de quase nove meses decidiu nascer, passado algum tempo começou a querer ficar direita, mais tarde só queria estar aos pulos e a fazer imensa força nas pernitas. Nisto, já passaram sete meses e a Maria já se senta sozinha! Ainda é o começo, mas estamos num bom caminho ;-)

Como não estou a leccionar, dedico-me a tempo inteiro à Maria e, quando ela dorme, à preparação da minha dissertação de Mestrado. Agora que sou mãe, percebo melhor que os filhos precisam de ter os pais junto deles. Hoje em dia, não acontece como seria desejável, existem até pais que dão tudo o que os filhos lhes pedem só para não os chatearem. Dão-lhes bens materiais mas será que lhes dão também valores não materiais? Sabem as crianças de hoje o que é uma família? Discute-se, actualmente, este problema devido ao vídeo da professora e da aluna que "lutam" pela posse do telemóvel. As crianças estão cada vez mais rebeldes. Talvez estejam também revoltadas com os pais, sentem a sua falta. A rebeldia, por vezes, é para chamar a atenção dos pais. No actual estilo de vida é difícil os pais dedicarem-se mais aos seus filhos principalmente se ambos estiverem empregados. Mas também há casos em que os pais não acompanham o crescimento do filho por outros motivos, excepto, se e quando menos se espera estão a fazer asneiras.

Há pais que perdem alguns dos muitos momentos em que, a meu ver, são momentos únicos e inesquecíveis, momentos como: comer a primeira papa, começar a sorrir, chorar por não gostar de certas coisas ou de se sentirem sozinhos...

Fico à espera de novos momentos com a Maria e quero espero estar presente...

P.S.: O papá da Maria nem sempre pode estar presente, mas acompanha de perto o crescimento dela. Sempre que pode ajuda ;-).

25.3.08

A Maria e a chupeta

Normalmente as crianças gostam muito da chupeta. Bem, escrevi maioria porque até aos 7 meses a minha filha não queria a chupeta, aliás, ainda nem um segundo a tinha na boca já ela estava a fazer uma careta e cuspia-a. Até costumava dizer que "saiu a cem à hora".
O que mais interessante é que depois dos sete meses tudo mudou, assim de repente passou a gostar imenso da chupeta. É provável que tenha sido tudo por causa dos dentes que a andam a chatear. Agora vou aguardar que os dentes nasçam para ver se continua ou não a gostar da chupeta. Espero bem que não, prefiro que ela não use chupeta...

20.3.08

Dia do pai


Ontem foi dia do pai. Aproveito para desejar a todos os que são pais tudo de bom, para o meu um grande beijo muito especial. Não estive com o meu pai, com muita pena minha, mas liguei-lhe logo de manhã cedo a desejar um feliz dia e para lhe dizer que gostava muito dele. Só domingo vou estar com ele e dar-lhe uma pequena lembrança ;-)

Para a Maria foi o primeiro dia do pai que passou e também deu uma prendinha, com a minha ajuda... Ofereceu um postal com várias fotos dela. Ficou muito giro, principalmente a foto principal onde está o papá com a Maria ao colo...

17.3.08

O 1º iogurte da Maria

Como se costuma dizer: «Uma imagem vale mais que mil palavras». As fotografias que mostro são um bom exemplo disso.

O papá da Maria decidiu experimentar dar iogurte à Maria. Um iogurte próprio para bébés com mais de 6 meses. No rótulo está escrito «O meu primeiro iogurte» e é mesmo verdade, porque foi mesmo o primeiro iogurte da Maria.

Na outra fotografia pode-se ver o sorriso da minha filhota. Gostou mesmo do iogurte. Ah! Também dá para reparar que o papá tem jeito para dar o iogurte. Ela ficou com algumas barbas, mas podia ser pior...

Eu provei do iogurte e. vou ser sincera, não gostei nada, mas o que importa é que a Maria gostou! Aliás, ela gosta de muita coisa. Parece que não sai a mim. Segundo o que diz a minha mãe eu ainda era mais esquisita. Ainda bem...

O brinquedo novo da Maria

O meu marido já disse que temos que comprar brinquedos novos à Maria porque ela já não acha piada aos que tem. Mas daqui a pouco não temos onde colocar tanta "tralha". Já pensei que o melhor seria abrir uma loja com as coisas da Maria, desde roupa que pouco usou e que até nem chegou a usar até aos brinquedos. Ou antes uma loja para permuta de artigos de bébé onde se vendiam e compravam artigos usados? Seria uma boa ideia? Vou pensar a sério nisso...

Deixo aqui o meu conselho: Nunca comprem roupa muita cara para crianças, é uma estupidez, pois rapidamente deixa de servir e fica como nova.

Agora que a Maria já se porta melhor, decidimos comprar-lhe um brinquedo novo, trata-se de um andador, uma espécia daquelas "aranhas" que havia antigamente. Entrou nos sete meses e daqui para a frente já li que vai evoluir muito, por isso, investimos numa coisa destas para ela desenvolver a locomução autónoma, ajudar em parte o caminhar.

Quando a colocámos pela primeira vez no andador, ela adorou, fez uma festa, mas o mais engraçado foi que ela só andava para trás. Começou a afastar-se tanto de mim que até fez beicinho :-) Por que será que as crianças começam por andar para trás? :-) Para imitar os caranguejos!...

Julgo que como a minha filhota tem muita força e genica nas pernas não lhe vai ser difícil começar a dar os primeiros passos sem ajuda.

Rápido aprende e quando menos esperar já corre por toda a casa ;-).

13.3.08

A Maria e o tempo

Estamos quase a chegar à primavera, isto no calendário, porque na realidade não se sabe. O tempo anda tão estranho. Tanto está frio como está calor. Já não temos um clima estável como o de antigamente. Quando um dia está mais quente a minha filhota fica mais bem disposta. Por que será? Esperta, como é, sabe que pode ir à rua quando está bom tempo. Ela gosta muito de passear. Sempre que vê o "ovo" já sabe que vai andar de carro e fica toda feliz. Radiante!

Está quase nos sete meses, o tempo passa mesmo muito rápido. Isto quer dizer que estou a ficar velha :-(. Parece que foi ontem que a Maria nasceu, quem a viu naquele hospital tão pequenina e indefesa naquelas luzes azuis... Mas é mesmo assim, o tempo passa e hoje temos uma Maria saudável e a crescer muito bem.

6.3.08

A energia da Maria

Hoje em dia as crianças são espertas e cheias de energia. Bem o posso afirmar. Tenho uma em casa. Quando eu ouvia falar "Tenho uma criança que não pará. Está sempre a mexer!" pensei que estavam a exagerar. Agora compreendo que estava enganada. Acredito que haja muitas crianças sossegadas que passam a maior parte do tempo a dormir. Mas não é o caso da minha Maria. Nunca vi uma criança com tanta energia e sempre bem disposta. De manhã à noite não pará! Dá a sensação que não quer perder nenhum minuto das 24 horas que tem o dia. Parece uma criança decidida. As crianças são um símbolo de futuro, mesmo que com nuvens negras a aparecer, por isso, talvez tenhamos de ter crianças cheias de energia. Caso contrário o mundo tornava-se muito monótono... será?

3.3.08

Dia triste

Por vezes as pessoas que gostamos deixam-nos sem estarmos à espera. Foi o que aconteceu ao pai da minha amiga Carla. Partiu. Tratava-se de uma pessoa pela qual tinha um carinho especial, tinha uma grande personalidade, gostava de conversar e era muito trabalhador. Sempre lutou muito para ter uma vida digna. Actualmente, encontrava-se reformado. Apesar de doente continuava a ter força para trabalhar. Não gostava de ver os terrenos nem as vinhas abandonados. Tudo conseguido com tanto trabalho... Mas a vida é assim. Partimos e deixamos tudo. Faz-nos pensar que neste mundo não somos nada.

Vai custar muito à sua esposa. Com as brincadeiras e os sorrisos o seu netinho, o Gui, vai ajudar com que a dor desapareça mais depressa... porque esquecer esquecer nunca se esquece. O Gui vai fazer com que a família não se deixe ir abaixo, tão pequenino e ao mesmo tempo grande.

Para a família só me resta deixar apresnetar as nossas condolências, muita força e o meu apoio. Afinal de contas, a vida tem de continuar...